Dezembro Verde: mês de conscientização contra o abandono e maus-tratos aos animais

A campanha Dezembro Verde é uma corrente de conscientização brasileira realizada em vários municípios no mês de dezembro. Tem como foco combater o abandono e os maus-tratos contra animais através de ações educativas, a população reflete sobre a importância do animal de estimação e da guarda responsável.

A campanha foi idealizada no Ceará em 2015 pelo ativista Francisco Alex Carlos Paiva (Alex Paiva), natural de Sobral, que sentiu a necessidade de alertar sobre o abandono de animais diante de tristes estatísticas. Dezembro foi escolhido por ser o mês em que o abandono de animais começa a se intensificar até meados de fevereiro, devido à negligência ou dolo de donos que viajam para curtir festas de fim de ano e férias.

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, como abandono, presos em espaço incompatível ou inadequado, agressão física, exposição a situação de risco ou quaisquer atos de crueldade e etc. vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), e notifique os órgãos responsáveis na sua cidade.

São várias entidades na nossa região que atuam no cuidado e amparo à animais abandonados ou em situação de risco, uma delas é a AEPA, ONG de Estrela/RS, conheça um pouco mais sobre a instituição:

“Olá! Meu nome é Fernanda Azevedo, sou vice presidente da ONG AEPA (Associação Estrelense de Proteção aos Animais). Nosso trabalho é muito sério e com muita dedicação e transparência. A ONG existe desde 2006, onde foi fundada pela dona Elisa, uma senhora que hoje cuida dos nossos cães e gatos. Nossa ONG é extremamente séria, cuidamos de aproximadamente 200 animais entre cães e gatos, somamos dívidas de 60 mil reais em clínicas veterinárias e gastamos mais de 8 mil reais mensais em rações. Sobrevivemos de doações da população e de todas as pessoas que conhecem nosso trabalho. Precisamos sempre de ajuda, seja ela financeira, com ração, com areia higiênica, com remédios, com produtos de limpeza, com sachês para os idosos, com vermífugo, etc. Convidamos todos a conhecer nossa ONG e a adotar um animalzinho conosco”.

DIGA NÃO ao abandono de animais!
E se puder, ADOTE um amiguinho!

Relacionados

Especialistas

Ozonioterapia para Pets

É o método que utiliza o gás Ozônio (O3) em sua forma medicinal para fins terapêuticos. Uma das suas principais características é a biocompatibilidade com

Deixe um comentário