Você já ouvir falar em Extrato de Yucca?

O Extrato de Yucca é responsável pela redução do odor das fezes dos cães e gatos. Esse extrato é utilizado na alimentação dos pets trazendo benéficos para seu amigo. A Yucca schidigera é uma planta que contem compostos denominados saponinas. Na alimentação de cães e gatos, existem estudos mostrando as propriedades das saponinas em relação a redução do odor fecal dos animais (McFarlane, 1988; Lowe & Kershaw, 1997a; Giffard et al., 2001; Cheeke & Otero, 2005, Maia et al., 2010, Komarcheuski et al., 2018).

Saponinas: são detergentes naturais ou surfactantes que apresentam um núcleo solúvel em lipídeos, tendo uma estrutura esteróide ou triterpenóide, com um ou mais locais em sua estrutura solúveis em água (Giffard et al., 2001). A presença de componentes hidrofílicos e hidrofóbicos na mesma molécula confere às saponinas propriedades detergentes e surfactantes, determinando assim, seu efeito (Shi et al., 2004).

O odor fecal resulta da combinação de compostos voláteis odoríferos que podem incluir: amônia, aminas, sulfetos, ácidos graxos, ésteres, álcoois, aldeídos e cetonas. As saponinas agem inibindo a uréase (Preston et al. 1987). A urease é uma enzima bacteriana que converte a uréia em amônia. A inibição da urease resulta numa redução dos níveis de amônia, o que significa uma redução no odor da urina e das fezes. Como a uréia é o principal produto do metabolismo do nitrogênio nos animais, uma inibição da sua transformação em amônia vai produzir o efeito desejado: a redução no odor (McFarlane, 1988).

Todos os produtos Sampat das linhas Manger e Nostropet possuem extrato de Yucca, pensando na saúde e bem estar do seu pet.

Dra. Geruza Silveira Machado – Zootecnista. 

Relacionados

Especialistas

Ozonioterapia para Pets

É o método que utiliza o gás Ozônio (O3) em sua forma medicinal para fins terapêuticos. Uma das suas principais características é a biocompatibilidade com

Deixe um comentário