Outubro Rosa: Câncer de Mama em cães e gatos

OUTUBRO ROSA: Mês de conscientização sobre a importância da realização de exames periódicos e o diagnóstico precoce do câncer de mama e cólo do útero.

É muito importante também os médicos veterinários e população em geral apoiar esta causa também de grande importância do cuidado com os animais.

 

Você sabe como é possível diagnosticar o câncer de mama em cães e gatos❓

A ocorrência de tumores malignos nas mamas em cadelas supera os 50%, e nas gatas o risco é ainda maior, chegando a quase 90%, e na maioria das vezes é bem agressivo.

⚠️COMO PREVENIR?
A forma mais eficaz para prevenir o câncer de mama é através da castração. Mas caso você não tenha como castrar de imediato, a principal recomendação é não utilizar medicamentos orais ou injetáveis que tenha a função de anticoncepcionais, pois está é a maior causa da doença.

🩺QUAIS SÃO OS SINAIS CLÍNICOS?
Os principais sinais do câncer de mama são dor, inchaço, excreção, perda de apetite, desânimo e surgimento de caroços.

Realize exame de toque também em seu pet. Fique atento se apalpar um caroço nas mamas, ao redor dos mamilos ou embaixo das pernas (axilas).

👉Faça check-ups regulares, o diagnóstico precoce também é muito importante para os casos em pets.

Daniela Markus Götze
CRMV-RS 11463
CenterVet Centro Clínico Veterinário de Teutônia
51 98585-2704

Relacionados

Especialistas

CUIDADO, CHOCOLATE não deve ser consumido por cães!

Compondo o chocolate estão: carboidratos, aminas biogênicas, neuropeptídeos e metilxantinas (cafeína e a teobromina). A teobromina, que é encontrada no chocolate em quantidade bem superior

Deixe um comentário